sábado, 7 de maio de 2011

Variações sobre o ritmo felino

E já que o assunto é conversa de mamíferos, há flagrantes de diálogos entre consagrados escritores e seus gatos - quantos não terão roubado idéias felinas?

Há os que trabalhavam juntos, em perfeita harmonia, como Sartre.



Hemingway já parecia um pouco mais desconfiado da interferência felina em seu trabalho.



Há os que preferiam se unir no descanso, como Edward Gorey.



Supõe-se que alguns gatos sejam levados à exaustão após horas e horas de escrita e leitura. Alberto Moravia parecia triunfar sobre este fato com um discreto sorriso.



Cortázar cultivava uma saudável distância de seu bichano, procurando por novos olhares. O argentino, não satisfeito em brincar de amarelinha com seus leitores, também envolvia seu gato em algum jogo.



Agora, cá entre nós: mais divertido é um gato envolvendo alguém num jogo. E quando esse alguém é Jorge Luís Borges, já na sua senilidade cega, há que se respeitar o bichano atrevido.



George Bernard Shaw não tinha a mesma paciência, certamente. Ou este seria o estilo irlandês de fazer afago?



Existiram homens mais intrépidos que felinos. Twain parecia aventurar-se nas alturas com mais desenvoltura do que seu desconfiado companheiro.



Existiram homens cuja fama de libertinagem, devassidão e indecência foram seriamente afetadas por um singelo ron-ron. Bukowski parecia aceitar a situação com algum contentamento.



Raymond Chandler gostava de testar a eficácia de suas histórias criminosas e nebulosas em seu espantado e atento interlocutor felino.



Kerouac deve ter aprendido com seu gato que o olhar alcança o que a verborragia apenas almeja.



De que filme tão divertido estariam relembrando André Bazin e seu gato?



Em que história tão absorvente estariam navegando as mentes de Marlon Brando e seu gato? (ok, ok, nem Bazin nem Brando eram exatamente escritores, mas as fotos pediam lugar aqui)




Há muitas outras fotos no tumbler Writers and Kitties, de onde saíram a maioria destas.

2 comentários:

  1. Gosto muito deste tumbler que você sugeriu. Um outro lugar onde meus olhos acham o lúdico: http://osilenciodoslivros.blogspot.com/

    Vale a pena espiar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Dei risadas com a sequencia Reading Dance.

    ResponderExcluir