04 dezembro 2025

Indicações III

cena de "Certo Agora, Errado Antes", dir. Hong Sang-soo


1) Entrevista de Roberto Calasso a Lila Azam Zanganeh, para The Paris Review:

"Como Salustiano, o neoplatonista, escreveu, o próprio mundo é um mito. Então não importa o que estamos fazendo, estamos em meio a uma fábula. E a fábula, por definição, é aquilo que nos encanta. A única questão é se o percebemos ou não."

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"I wanted to turn experience, often disappointment or hurt, into an externalized form that, in its accuracy and beauty, would both separate me from the experience and redeem it. The need to write in this way was constant, but the ability to write at all came and went; often in my life it was gone for years. This was not something I could do anything about."

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"Mas — ao contrário de você — eu acredito que esses poços sejam a nossa força. Pois toda vez que caímos no poço, descemos às mais profundas raízes do nosso ser humano, e ao emergir trazemos em nós experiências tais que nos permitem compreender tudo aquilo que os homens — que nunca caem no poço — jamais compreenderão."

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"Não estou tentando entender Polo, mas estou acompanhando o ritmo de sua percepção, e minha consciência de como Melchor manipulou a realidade até torná-la febril e absorvente me faz lembrar de momentos em que também experimentei eventos com essa mesma intensidade. Isso não é empatia, exatamente, mas uma fuga da minha própria consciência e do meu entorno — algo de que preciso, de tempos em tempos."

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"Beauty is the instigator of men’s troubles, and while the age-old weakness sets their romantic calamities in motion, the women are never reduced to temptress or idealized naïfs. Rather, the ubiquity of the phrase, the ease with which it is pronounced, only highlights male imprudence and lack of judgement."

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