quinta-feira, 24 de março de 2011

Eu tenho meu útero

Eu conheço apenas uma única situação que me dá contentamento (isto, talvez, seja mentira, mas cai bem aqui): o útero. De resto, é como disse o poeta-Pessoa,

E falta sempre uma coisa, um copo, uma brisa, uma frase,
E a vida dói, quanto mais se goza e quanto mais se inventa.

Eu sei reviver o útero, meus amigos, e isso também dói, porque paga-se o preço do isolamento, da solidão profunda. Mas o útero é a solidão perfeita, porque em sintonia com aquele som abafado e reconfortante, um pouco assustador às vezes, do coração da mãe (mãe-mundo). Literalmente mergulhado num caldo de som e de contentamento; nada mais, nada, nada... só o som e o contentamento.

Mas eu dizia que sei reviver o útero, que sei superar a sina de peixe fora d'água que acompanha toda criatura humana.

Estou contente, nada me falta: chegou uma chuva suave lá fora, enquanto aqui dentro chovem Vitor Ramil e Sigur Rós, me devolvendo ao útero úmido do contentamento.

Ouçam... ouçam... é o milagre de estar contente! (só funciona com fone de ouvido)


clipe com gostosíssimas imagens tendo por trilha All Allright, da banda islandesa Sigur Rós
Créditos para Marco Aslan


a mesma música rendeu um enredo que não ficou ruim
Créditos para myhairisprettykewl



Longes, de Vitor  Ramil


Atalho para o contentamento: discografia Sigur Rós
(recomendo o disco de 1999 e o último, de 2008, cujas últimas faixas estão entre as melhores reproduções uterinas que conheço)

4 comentários:

  1. Gostei muito da idéia de ser possível voltar a um estado de completo desconhecimento e absoluta compreensão de si. Gostei da sensorialidade do post e do úmido contentamento. E as minhas horas de repouso foram gastas zanzando em youtubes e vislumbres de beleza. Vitor Ramil já faz par com Izmália na lista dos gaúchos que me atropelam o sentir.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de estar, no fim de semana passado, no parque da Redenção em Porto Alegre, onde Vitor Ramil cantou e tocou, e quando ele cantava a palavra vento, o vento soprava mais forte. Eu juro.

    ResponderExcluir
  3. Sempre me sinto muito grata quando alguém me apresenta uma banda cuja música me faz tão bem ou, se você preferir, me faz "reviver o útero"! Ainda não procurei o Vitor Ramil, mas baixei o último cd da Sigur Rós e já não paro mais de escutar! Agradecida mesmo, por mim e por todos que se dêem ao trabalho de procurar o cd! :)

    ResponderExcluir
  4. Era só isso que eu queria com este blog, divulgar expressões criativas e apaixonantes, e Sigur Rós é daquelas que mais me fascinam. Teu recado é um prêmio pra mim, uiara, que me deixa realmente contente (não é só no útero!) por saber que estou compartilhando coisa boa.
    Ouça também o disco de 1999, Ágætis Byrjun, que é fabuloso.
    Eu que agradeço.

    ResponderExcluir